Thursday, March 15, 2007

Encerrados numa caixa escura?






Dia 8 de Março vivemos mais um dia internacional da mulher. Alguém perguntava na tv porquê existe um dia da mulher e não há um do homem. A resposta estava na ponta da língua: porque as mulheres lutaram para conquistar direitos iguais aos dos homens, durante séculos reprimidos (e ainda na actualidade), e esta data, particularmente, porque marca o dia em que, em 1857, 130 mulheres em greve morreram queimadas na fábrica onde trabalhavam.
Muito foi feito na emancipação feminina e a todas e todos os protagonistas desta luta estarei eternamente grata pois considero-me, hoje, uma mulher incluída numa sociedade equilibrada (ainda que, em certas áreas, predomine o machismo).
Contudo, não sou, não pretendo ser e não apoio feminismos radicais, desproporcionados, que caem no ridículo e me fazem sentir, de facto, o sexo fraco.
Li hoje numa publicação diária a notícia de que a marca Dolce&Gabbana foi censurada por mais uma das suas campanhas publicitárias provocadoras e arrojadas. Não são propriamente uma novidade, só que desta vez incluía a foto de "um homem em tronco nu a simular um acto sexual com uma mulher prostrada no chão, enquanto mais quatro homens contemplam a cena."
A primeira é uma das fotos da campanha de Outono/Inverno de 2007 da D&G; a segunda é a referida campanha, desta estação, censurada e retirada dos meios de comunicação. Descubram as diferenças. Na primeira vemos 4 mulheres que subjugam um homem, num cenário cheio de troféus de caça, como se de mais um se tratasse. Na segunda vemos 4 homens que subjugam uma mulher deitada no chão.
Igualdade.
Ninguém se esquece que diariamente milhares de mulheres sofrem agressões físicas e psicológicas. Mas há homens que também sofrem. Ninguém discute que o número de agressões a mulheres é consideravelmente superior ao das agressões a homens. Mas então estamos a excluir e menosprezar minorias e isso dar-nos-ia panos para mangas. Para além de que se trata de uma campanha de comunicação de uma marca mundialmente conhecida por repetidas publicidades provocantes e desafiadoras. Fazer o quê?
Deixemo-nos de pormenores que não acrescentam nada. Observemos as coisas de outro perfil. Ao invés de vermos uma mulher roubada nos seus direitos e na sua liberdade, vejamos uma foto com gente bonita, jovem, numa fantasia sexual consentida e divertida. Ou o que a vossa mente permitir, desde que não vos encerre numa caixa minúscula onde não entra a luz da evolução.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

yo oïenso igual que tu. Me ha indignado que busquen siempre el lado malo de todo, la foto del anuncio es bonita, eso basta. un saludo desde españa y espero que tu me entiendas igual que yo te entiendo sin saber portugués.

5:54 PM  
Blogger Filipa said...

Si, te entiendo perfecto. Saludos

12:36 PM  
Blogger Margarita said...

hola Filipa!!!Eu son Margarida,dende Galicia,España.Comprendo moi ben o que queres dicir e estou dacordo contigo.Mais hai varios puntos nos que eu diría algo máis.Eu coma muller o que vexo todolos días é que á falta de discriminación e como un lavado de cara,se lle preguntas os homes se son machistas ningún o vai recollecer...pero todos esperan a que unha muller lle sirva o cafñe nunha reunión de traballo;eu vexo esa discriminación todos os días.E o que importa desas fotos e o seu lado subliminal.Viches algunha vez unha revista para vender coches:todas traen ó lado do coche unha muller despampanante.E as mulleres tamén compramos coches.A publicidade dos productos da limpieza:igual.Os desnudos das películas:vense espidas as mulleres,homes moi pooucos.O que me molesta é que moitas cousas entran na cabeza da xente sin se dares conta.Por iso ainda hai moitas cousas que facer.Das duas fotos publicitarias que mostras:as duas mal enfocadas no fondo.O que debería ser normal nestes tempos,era ver dous homes bicándose,por qué non?Simplemente quería amoldar un puoco a túa idea.Saúdos....por certo gostame moito o teu blog.

1:44 PM  

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